Pediatra elenca 5 dicas para manter a saúde das crianças no calor 

Compartilhe esta notícia:

Estamos vivendo uma forte onda de calor, que segundo o pediatra Gabriel Farias, do Hospital Icaraí em Niterói, pode trazer consequências graves às crianças e aos bebês.

A desidratação e a insolação são quadros que podem aparecer com frequência nos dias mais quentes, dependendo da exposição. O especialista listou 5 dicas para os pequenos enfrentarem esse calor e manterem a saúde em dia: 

  1. Alimentos com potencial de causar alergias e/ou síndromes diarreicos devem ser sempre evitados, principalmente nos dias de maior temperatura. Uma vez que o calor por si só já pode preconizar estado de desidratação, então, associado a esse tipo de alimentação, o quadro pode ser agravado.
  2. O protetor solar é elemento de uso diário, mesmo que a criança vá permanecer em ambiente fechado, como por exemplo na escola. Atentando sempre para as indicações dos protetores para cada faixa etária.
  3. As mudanças bruscas de temperatura não são adequadas, porém nem sempre é possível evitar. O ideal é manter a criança em locais mais frescos. Fora da incidência direta dos raios solares, principalmente no período das 10h às 16h.
  4. Além dos cuidados com a exposição à radiação solar, devemos lembrar que nos dias de calor a frequência das famílias a ambientes como praia, parques, piscinas, clubes, também aumenta. A atenção deve ser, portanto, redobrada, já que nesses ambientes as doenças estão mais suscetíveis à acidentes como afogamento e traumatismos.
  5. Oferecer água para a criança de acordo com o seu peso. Para os bebês de 0 a 6 meses que tomam leite artificial, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda 700 ml de águá por dia; para bebês de 7 a 12 meses, 800 ml. Para crianças de 1 a 3 anos, o recomendável é de 1,3 litros. Crianças de 4 a 8 anos; 1,7 litros. Crianças de 9 a 13 anos, 2,4 litros e crianças e jovens de 14 a 18 anos; 3,3 litros. É importante analisar também a estação do ano, se a criança pratica atividade física e a sua alimentação.

Compartilhe esta notícia: